Pages

quarta-feira, maio 06, 2009


Moda sincronizada - Carla Bruni mantém elegância ao lado da corte

0

moda sincronizada 
Da esquerda para a direita, Carla Bruni ao lado de Michelle Obama, princesa Letizia e Sonsoles Espinosa.


Carla Bruni - SofiaNão é novidade alguma fazer comentários sobre Carla Bruni-Sarkozi em textos sobre moda e elegância. Mas, surgiu na mídia internacional nesta semana um comentário que vale a pena se discutir: a sincronia da primeira-dama francesa com as esposas dos chefes de Estado e de governo em visitas oficiais.

No final do mês passado, a sincronia da esposa de Nicolas Sarkozy com Letizia Ortiz, a princesa de Astúrias, foi matéria de muitos editorais de moda durante visita em visita oficial do casal francês à Espanha.

Carla, que regularmente é adepta de saltos baixos (para não destoar da pouca altura do seu marido) e estilo elegante e discreto (para não chamar mais atenção que o seu marido), envergou saltos altos e vestidos que modelam o corpo durante a estadia na Espanha. A mudança sinaliza uma clara adequação do seu guarda-roupa ao estilo da nação "da hora", pois a princesa espanhola é um ícone fashion no seu país e o seu marido, o príncipe Felipe, é um homem bastante alto, o que a faz estar sempre em saltos agulhas e plataformas.

Na mesma visita, foi possível observar que quando Carla se encontrou com Sonsoles Espinosa, a esposa do primeiro ministro espanhol Jose Luis Zapatero, as duas damas estavam vestidas em calças compridas, peça popular no guarda-roupa da espanhola.

Há ainda as coincidências de escolha do armário de Carla Bruni-Sarkozy quando na visita de Barack Obama à França no início do mês passado. A primeira dama francesa recebeu Michelle Obama com um casaco no mesmo estilo, nas mesmas proporções, mesmo comprimento, inclusive com detalhe similar de laço no pescoço. A diferença entre as duas não era mais que a estampa de uma e a monocromia da outra.

Para que não haja dúvidas quanto à estratégia de Carla em estar de acordo com suas parceiras de eventos e fotos, pode-se dar ainda outro exemplo recente. Há quase dois meses, o casal presidencial francês cumpriu visita ao México, e a primeira-dama usou vários conjuntos de duas peças, em harmonia total com Margarita Zavala, esposa de Felipe Calderon.

Ainda é um mistério se todas essas escolhas são feitas de forma planejada e o quanto de tecnologia e informação é requisitado. Especula-se sobre a equipe de profissionais que pode estar por trás e até mesmo agências de pesquisas de estilo e de comportamento.

Também não se tem certeza ainda se tudo que Carla usa é deliberadamente determinado como forma de interação com as pessoas, o ambiente e o seu entorno, ou com a sua própria personalidade, que neste caso, parece ser bastante flexível.

Há ainda a hipótese de que pelo fato de a primeira-dama francesa ser naturalmente tão estonteante, o uso de todos esses artifícios possa ter o intuito de diminuir a atenção sobre Carla e não ofuscar quem estiver próximo, como o próprio presidente Sarkozy. Na imprensa francesa não são poucos os comentários de que há certo ciúme do marido com o interesse da mídia por sua esposa, indicando um possível revival do ocorrido com a Princesa Diana, que diminuía os flashes sobre o Príncipe Charles, o verdadeiro herdeiro do trono britânico.

Seja qual for das hipótese a mais verdadeira, a cada aparição pública, Carla Bruni-Sarkozy conquista mais fãs, e a sua ausência foi notada (e reclamada pela imprensa fashion) durante o último encontro do G20, no final de março passado no Reino Unido.

Ponto pra ela.

por Maria Alice Rocha - doutora em moda pela University for the Creative Arts de Rochester, Inglaterra, e professora e pesquisadora de moda, vestuário e consumo na Universidade Federal Rural/PE.

foto: divulgação
por Anete Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário