Pages

quinta-feira, abril 23, 2009


Morreu o fotógrafo de moda Otto Stupakoff

0

Stupakoff, nascido em São Paulo em 1935, faleceu hoje (23)
Otto Stupakoff

Faleceu hoje (23), aos 73 anos de idade, Otto Stupakoff. Ele foi o primeiro fotógrafo de moda do Brasil nos anos 50. Nascido em São Paulo em 1935, Otto passou mais de quarenta anos viajando pelo mundo. Em 1965 viveu em Nova York, depois morou em Paris, retornando mais tarde aos Estados Unidos, onde permaneceu até voltar ao Brasil.

Fotografou personalidades como Truman Capote, Richard Nixon e a atriz Bette Davis e trabalhou para as várias revistas como Vogue América e França, Harper`s Bazaar, Life e Cosmopolitan. Foi um dos primeiros brasileiros a integrar o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, o Moma.

Há poucos dias, foi encerrada uma grande exposição de suas obras no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro.

Stupakoff foi o único profissional brasileiro a ter seu nome incluído no “Vogue Book of Fashion Photography”, que o destacou entre os dez nomes mais importantes da fotografia de moda no mundo nos anos 70. Nesta mesma década, foi homenageado no DuPont Award, importante prêmio concedido em Paris.

O fotógrafo vivia em São Paulo desde 2005. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O corpo de Stupakoff será cremado na sexta-feira (24), às 14h, no Cemitério São Paulo. 
Foto: (Eduardo Nicolau/Agência Estado)
Anete Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário